Manutenção e utilização de panelas de cobre

Uma vez que o cobre é um material muito macio, é muito sensível aos riscos, antes de ser vendido todos os artigos são devidamente polidos para que fiquem brilhantes, contudo, como os produtos são feitos à mão há a possibilidade de surgirem pequenas imperfeições, que no entanto destacam a alta qualidade das panelas, não tendo nenhum efeito negativo na sua utilização. Quando não utilizar as suas panelas é recomendável guardar num local seco, além disso recomenda-se limpar o seu utensilio de cobre com pasta de polir metais ou em alternativa, pode utilizar o método de limpeza tradicional que consiste em embeber uma esponja macia em sumo de limão e sal fino e ir limpando suavemente o cobre com ela, depois passa em água limpa e seca com um pano macio, é aconselhável guardar num local seco. é importante não utilizar esponjas duras.

As panelas em cobre, em princípio podem ser utilizadas em qualquer tipo de fogão, exceto fogões de indução,

O cobre pode ser polido após muitos anos de uso e parecer novo como nunca. Com alguns cuidados básicos, suas panelas de cobre podem durar muitos e muitos anos.

Utilizando as suas panelas

Ao cozinhar não utilize objetos metálicos (colheres, garfos, etc.). Nem lave a peça em máquinas de lavar louça, detergentes da louça, esfregões de palha-de-aço, ou quaisquer outros abrasivos, porque podem riscar a superfície protetora de estanho ou o próprio cobre. Todas as vezes que limpar os seus utensílios de cobre, deve passá-los por água e enxugá-los muito bem, porque a água também deixa manchas.

A maior parte das receitas recomenda que se coloque a panela de cobre em baixa temperatura por cerca de um minuto antes de adicionar os ingredientes.

O sobreaquecimento pode causar manchas na sua panela, lembre-se de utilizar sempre temperaturas médias e baixas, Não ponha nunca utensílios de cobre ao lume ou no forno sem nada lá dentro.

Para limpar mergulhe a panela em água morna, use um bom detergente não abrasivo e aplique com um pano ou esponja macio e esfregue em movimentos circulares, lave novamente em água quente com sabão, e seque imediatamente.

Não use produtos abrasivos como lixívias limpadores de forno ou produtos com cloro. Não use também lã de aço.

Não coloque utensílios e panelas de cobre em máquinas de lavar louça.

Oxidação de um tacho de cobre

Limpeza e manutenção

Se você tem um Tacho de Cobre ou se já viu algum, provavelmente já percebeu que o cobre é um metal que oxida, ou seja, escurece com o tempo. Há quem goste deste aspeto pois o cobre fica com um especto rústico e antigo… Mas se você for cozinhar em qualquer utensílio de cobre e ele estiver assim, você precisa fazer a higienização antes de cozinhar. Outra informação muito importante é que existem algumas peças de cobre que são envernizadas justamente para não oxidarem com o tempo, já que o verniz retarda esse processo. Sendo assim, tais peças não podem de maneira nenhuma passar por esse processo de limpeza, pois o verniz seria retirado e a peça ficaria ainda mais manchada.

Normalmente as peças envernizadas são utilizadas para decoração de ambientes e não podem ser levadas ao fogo. A limpeza de uma peça envernizada dá-se apenas tirando a poeira das mesmas com um pano húmido.

Como limpar um tacho oxidado

  • É muito Importante que você não molhe a peça.
  • Primeiro você passa o limão no sal e esfregue o limão no tacho de cobre, Você vai notar que a peça vai começar a voltar a cor natural do cobre.
  • Pode passar o limão com sal por toda a peça.
  • Terminando de passar o limão enxague com água.
  • Pegue a esponja de aço com detergente e continue esfregando, Por fim, enxague bem com água.
  • Você vai perceber a diferença entre a peça lavada e a peça oxidada. Uma dica na hora de secar, para evitar que a peça fique manchada com as gotinhas de água basta secar com guardanapo, pano ou papel toalha e colocar no sol ou no escorredor para terminar de secar. É muito importante o processo de secagem, pois evita que a peça fique com algumas manchinhas.

Remoção do verniz

Alguns dos nossos utensílios de cobre são envernizados exteriormente para não perder o brilho. Se tenciona utilizá-los como artigos decorativos, pode-se deixar ficar a camada de verniz protetor. Basta então limpar-lhes o pó ou passá-los com um pano macio para que recuperem o brilho que os caracteriza. Em todas as peças destinadas a ir ao calor ou a chama, porém, é necessário remover o verniz antes da primeira utilização. Isto pode fazer-se de duas maneiras:

  • No caso das peças mais pequenas – Coloque-as num recipiente com água suficiente para ficarem totalmente cobertas. Adicione uma colher de sopa bem cheia de bicarbonato de sódio por cada litro de água, e deixe ferver até o verniz se desprender em grandes placas brancas. Retire a peça do recipiente e passe-a por água. Para obter novamente o brilho inicial, limpe-a com um produto próprio para polir cobre.
  • No caso das peças de maiores dimensões – Use acetona (à venda nas drogarias e lojas de tintas) para tirar o verniz. A acetona deve ser aplicada com um pano limpo por zonas de aproximadamente 10cm de lado. Depois de cada aplicação, enxugue a peça e repita o processo até o verniz estar tirado. Também neste caso pode ser necessário dar brilho à peça como se indica em (1). Tenha cuidado no utilizar a acetona.

ATENÇÃO:
Para dar brilho a peças já sem verniz, use um produto não abrasivo próprio para polir cobre.

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
pt_PTPortuguese