HIDROLATOS

Os hidrolatos também conhecidos como hidrossóis ou água floral é um produto que contém muitas propriedades terapêuticas e substâncias aromáticas utilizadas pelas indústrias de cosméticos, perfumaria e aromaterapia.

Ele apresenta pH levemente ácido, na faixa de 5-6, tornando o meio pouco propício ao desenvolvimento de bactérias. Para que suas propriedades sejam conservadas, deve ser mantido em local fresco e vidro bem fechado.

Extração

O hidrolato é o subproduto obtido a partir do processo de destilação na extração dos óleos essenciais. Esse processo consiste em submeter o material vegetal (folhas, flores, sementes, raízes, etc.) à ação de vapor d’água no momento em que o óleo essencial é extraído.

Na destilação, o vapor d’água atravessa os tecidos da biomassa, levando, por meio de arraste, o óleo presente no interior das glândulas até o condensador, conforme o esquema abaixo. Mas não é somente o óleo essencial que é arrastado pelo vapor d’água, outros elementos voláteis aromáticos e bioativos da planta 

O vapor e o óleo essencial são arrefecidos no condensador até se tornarem líquidos, assim como os elementos bioativos. No entanto, eles se unem à água condensada e não ao óleo essencial, e é essa mistura de água e elementos ativos que formam os hidrolatos.

A etapa seguinte ao condensador é a separação do hidrolato e do óleo, que é feita em um decantador. As substâncias são separadas por meio da diferença de densidade e polaridade entre elas.

Os hidrolatos, após a separação, são extraídos no seu estado puro e mantêm os mesmos componentes voláteis da planta que os originou. A fragrância é muito parecida com a do óleo essencial, mas um pouco mais fraca. Vale ressaltar que os hidrolatos nem sempre apresentam as mesmas características dos óleos essenciais.

Benefícios

Por conterem os nutrientes extraídos diretamente dos vegetais, os hidrolatos contêm propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes. Podem ser usados para cuidados com corpo ou rosto, em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos, escalda-pés e também servem como aromatizadores de ambiente.

Por serem suaves, podem ser usados em crianças, idosos, jovens e em pessoas com saúde debilitada. A aplicação direta pode se dar para, higienização da pele, uso como tônico facial, hidratação de cabelos e mãos, para refrescar o ambiente e para aromaterapia (em casos de asma e bronquite). Peles sensíveis, com queimaduras, feridas, eczemas, assaduras ou dores também podem receber os efeitos positivos das águas florais.

Existem vários tipos de águas florais, cada uma com sua característica especifica. Alguns de seus benefícios são:

  • Peles sensíveis e ressecadas: lavanda, gerânio;
  • Refrescar o corpo: lavanda;
  • Relaxar o corpo e a mente: lavanda, gerânio;
  • Revigorar o corpo e a mente: alecrim, lavanda.
  • Aromatizador para quarto de bebê:  lavanda;
  • Aromatizador para cozinha: hortelã e alecrim;
  • Aromatizador de carro: alecrim e gerânio;
  • Arranhões e picadas de insetos: lavanda, gerânio e citronela;
  • Perfumar a roupa: todos;.
  • Aroma floral: lavanda, alecrim e gerânio;
  • Ambiente puro: alecrim, lavanda e gerânio;
  • Energizante: alecrim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
pt_PTPortuguese