O gin é uma bebida espirituosa única, com um perfil de sabor distinto. A produção de Gin envolve um processo cuidadoso que destaca o ingrediente principal: o zimbro. Neste Blog vai perceber como é feita está bebida de sabor único.

  • O que é o Gin?

O termo “gin” deriva do francês “genévrier”, que significa “zimbro”. O gin é um álcool neutro, ao qual são adicionados zimbro e uma variedade de especiarias e botânicos, incluindo frutas cítricas, ervas, flores e especiarias.

Passos na Produção de Gin:

  1. Álcool Base: O gin começa com um álcool neutro, conhecido como álcool base, é usado como base. O álcool base é geralmente grão ou vodka. No entanto, o regulamento da UE estipula apenas o “álcool de origem agrícola”, razão pela qual a aguardente, por exemplo, também é uma opção. A escolha do álcool base influencia o sabor final do gin.
  2. Maceração: A maceração envolve a imersão de botânicos, maceração é o amolecimento do tecido vegetal em contato prolongado com líquidos. Várias especiarias ou frutas são embebidas em álcool (ou uma mistura de álcool e Água). Esse processo extrai as cores e os sabores dos ingredientes. Se forem utilizados vários botânicos diferentes, como é o caso do gin, a matéria-prima que demora mais tempo a libertar os sabores é a primeira a entrar no banho.
  3. Destilação:  Após a maceração, o gin é destilado. A mistura é aquecida em um alambique, fazendo com que os vapores de álcool aromatizados subam. Esses vapores são então resfriados e condensados em líquido. O resultado é um gin com um teor alcoólico de cerca de 96%.
  4. Armazenamento: Embora o gin não precise ser armazenado, muitas destilarias optam por deixá-lo descansar por algumas semanas para permitir que os sabores se misturem. O armazenamento pode ser feito em tanques de aço ou recipientes de barro, que não libertam nenhum sabor no gin. Além disso, existem gins envelhecidos em barris, que adicionam complexidade ao sabor.
  5. Recheio: Após a destilação e armazenamento, o gin possui um alto teor alcoólico. É reduzido à força potável diluindo-o com água, a água deve conter o mínimo de cal possível para que diluição não interfira no sabor do gin. O teor alcoólico final do gin deve ser de pelo menos 37,5%, com a maioria variando entre 42% e 47%.

A destilação de gin é uma arte que combina ciência e criatividade. Com os ingredientes certos e uma técnica cuidadosa, pode criar um gin delicioso que reflita as suas preferências pessoais. Se está interessado em experimentar a destilação em casa, certifique-se de seguir todas as regulamentações locais e de utilizar equipamentos adequados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
pt_PTPortuguese