O que são óleos essenciais? 

Os óleos essenciais são elementos líquidos, odoríferos e voláteis que existem nas plantas aromáticas e se encontram nas células ou órgãos específicos das mesmas, tais como nas plantas, nas folhas, no tecido lenhoso, no fruto, nas sementes, na raiz, no rizoma, na resina, na goma e por vezes em mais de que uma parte da planta.

O óleo essencial de alfazema é por exemplo retirado das flores e das folhas, e a laranjeira tem a particularidade de conter 3 essências diferentes, tendo cada uma delas o seu aroma e propriedades terapêuticas diferentes. Os óleos essenciais são para a planta uma forma de sobreviver que servem ao seu processo de crescimento e reprodução, para atrair insetos polinizantes, para repelir os predadores e como defesa das moléstias.

A qualidade do óleo essencial vai depender de vários fatores que vão interagir uns com os outros, as condições do solo, o clima, a altitude e a época da colheita que é recomendada no verão, época na qual a concentração de óleos essenciais é mais elevada. A colheita das plantas produtoras de óleos essenciais deve ser feita em poucos dias para que não se perca a verdadeira essência, e sua qualidade também altera de um ano para o outro.

O preço dos óleos essenciais variam conforme a qualidade que é possível obter na planta, assim quanto mais ductos ou glândulos tiver a planta, mais barato fica o óleo. Apesar do seu preço elevado, estas substâncias são muito concentradas e basta apenas algumas gotas para obter o efeito terapêutico desejado.

Como são obtidos?

A obtenção dos óleos essenciais exige uma certa precaução porque estão à venda no mercado muitos óleos que não são 100% puros, contendo substâncias para lhes realçar o aroma ou para o diluir de maneira a que este se espalhe mais. Outros contêm resíduos de pesticidas ou vestígios de solventes químicos usados no processo de extração.

Atualmente, existem vários métodos de extração, o mais clássico é o da destilação direta, que é uma versão aperfeiçoada do método usado no Egipto do pote de barro.

O material colhido da planta é colocado num alambique onde fica em contacto direto com a água que é aquecida e o vapor arrasta os óleos essenciais para o condensador que passarão depois para o separador.

O método mais eficiente é o da destilação a vapor que é bastante semelhante ao primeiro mas que evita que o destilado se queime, porque neste caso o material vegetal não fica em contacto com água, só o vapor é que vai passar por ele.

Uso estético

Aqui vão alguns exemplos em que a aromaterapia é usada para fins estéticos onde atua com bastante eficácia:

  • Óleos anti-celulite;
  • Óleos de pré-lavagem para cabelos secos ou estragados;
  • Tónicos capilares anti-caspa e contra a queda de cabelo;
  • Máscaras faciais para peles secas, oleosas ou com acne;
  • Cremes faciais e corporais;
  • Leite de limpeza;
  • Perfumes para a pele;
  • Esfoliantes faciais e corporais;
  • Banhos;
  • Massagens.

Uso em algumas patologias

Ansiedade – Devemos usar óleos que tenham propriedades sedativas em conjunto com a massagem ou em banhos. Podemos utilizar Bergamota, Camomila, Cedro, Ciprés, Geranio, JasmimJunipero, Lavanda, Magerona, MelissaNeroli, Rosa e Ylang Ylang.

Dornas Costas – A massagem é a melhor maneira de se reduzir a dor. Os óleos que podem ajudar a reduzir as dores musculares e a tensão são: LavandaManjeronaRosa absolutaPimenta negra ou Gengibre.

Depressão – Podemos utilizar os óleos tanto em massagens como em inalações. Para melhorar o estado de espírito e humor usa-se Geranio, Melissa Rosa, para ajudar a dormir e melhorar a irritação e o repouso usa-se Camomila, Lavanda, Sândalo e Ylang Ylang.

Dorde Cabeça – Aplique perto das sobrancelhas ou faça compressas quentes e aplique na testa ou atrás do pescoço. Os óleos essenciais mais eficazes são Lavanda, Pimenta que podem ser usados em separado ou em conjunto. O Rosa absoluta também pode ser usado.

Insónia  Para ajudar a acalmar e aliviar a ansiedade, os óleos mais eficazes são LavandaCamomila e Podem ser utilizados no banho ou mesmo algumas gotas no travesseiro para garantir uma boa noite de sono.

Tensão Pré-menstrual – A melhor forma de tratamento é através de massagens ou banhos,  ajuda a reduzir a depressão e irritação devemos usar Bergamota, Camomila Rosa, para prevenir a retenção de fluido usar os óleos essenciais Gerânio e Rosa absoluta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
pt_PTPortuguese